Robôs que jogam futebol, lutam sumô e imitam movimentos humanos e um equipamento que controla máquinas através do pensamento. Estas foram algumas das novidades presentes na Semana de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp, a Automática 2011.
O evento procura mostrar aos alunos as possibilidades profissionais do curso e esclarecer o que faz o engenheiro de controle e automação. Este contou com a participação de alunos e professores de diversas áreas da engenharia, tanto da Unicamp quanto de outras universidades. O evento é anualmente organizado pela Mecatron Projetos e Consultoria Júnior e pelo Conselho Discente da Engenharia de Controle e Automação (Condeca), com apoio da Faculdade de Engenharia Mecânica. Neste ano estava presente o Nao, robô japonês, que é o mais avançados da atualidade no que diz respeito à interação com humanos e objetos. O Nao consegue memorizar rostos, lembrar de experiências passadas, interpretar emoções humanas (através de análise de linguagem corporal e expressões faciais) e conhecer novas pessoas e objetos, desenvolvendo assim uma capacidade única de traçar laços sociais com pessoas de sua convivência.
O professor Wanderson de Oliveira Assis levou para a Automática 2011 os robôs humanóides que representaram a Universidade de Mauá na Robocup 2010, feira de robótica conceituada mundialmente.
Robôs humanoides são aqueles que apresentam características parecidas com as do ser humano, como pernas e braços. As pesquisas buscam desenvolver nos robôs autônomos a capacidade de tomar decisões de forma inteligente.
Luta de sumô entre robôs foi outra atração do evento, onde as pessoas presentes tiveram a oportunidade de controlá-los e competir utilizando robôs vindos de várias universidades.
Os alunos de engenharia e outros participantes do evento também puderam assistir a um campeonato de futebol entre robôs autônomos, que possuem sensores que os fazem correr atrás da bola.
A Automática também contou com diversas visitas, como à Bovespa, Schneider, Magneti, Romi, Schin, e ao acelerador de partíclas LNLS, além de minicursos oferecidos pela HP e pela Miura Investimentos.
Houve ainda o "Desafio Schneider", onde os participantes resolveram cases, participaram de uma oficina de robótica, além da elaboração de um projeto mecânico, proporcionando uma maior familiarização com problemas comuns de engenharia.
Em todos os dias da semana ocorreram palestras com profissionais renomados, como Nelson Ninin, único brasileiro na presidência mundial da ISA (Sociedade Internacional de Automação), o professor Paulo Miguel, apresentando um software que desenvolveu recentemente, que interpreta sinais elétricos gerados pelo capacete EPOCBR, de modo que pessoas possam interagir com o computador através do pensamento, abrindo possibilidades revolucionárias de interação homem-máquina. Contamos também com a presença do professor e diretor da Neocontrol, Gabriel Peixoto, apresentando projetos e propostas interessantíssimas de domótica e sustentabilidade.
Em outra palestra oferecida pela Johnson Controls, Gilberto Alves discutiu aspectos do Empire State Building (New York - EUA), onde o uso de várias ferramentas transformaram uma edificação antiga em uma das mais eficientes nos dias atuais.
No encerramento contamos com a presença de Ozires Silva, um dos criadores e ex-diretor da EMBRAER. Foi também presidente da Petrobrás, Ministro de Infra-Estrutura e presidente da VARIG. Atualmente é presidente de Conselhos de Administração de várias empresas, além de reitor do Centro Universitário UNIMONTE. No encerramento os presentes tiveram a oportunidade de aprender com as experiências de um dos profissionais brasileiros mais bem-sucedidos.
@mecatronej
Nenhum comentário:
Postar um comentário