Nosso blog mudou para http://mecatron.org.br/blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Aplicações da Robótica

Quando falamos sobre robôs, muitas pessoas fazem logo a ligação com os braços mecânicos em linha industriais, normalmente a automobilística. Porém, o humano vem aperfeiçoando cada vez mais a tecnologia na parte de robótica.

Já temos disponíveis no mercado robôs que interagem com humanos e que foram construídos para conviver conosco. São conhecidos como robôs domésticos, o primeiro sucesso foram os robôs da linha Aibo, da Sony. Atualmente a linha Aibo não é mais produzida, porém a linha de robótica para entretenimento é uma das mais avançadas principalmente quando se trata na inovação em inteligência artificial.

Ainda há os robôs que vão a locais hostis, como os veículos submarinos não-tripulados. Esse tipo de robô normalmente tem o objetivo de coletar dados ou então fazer algum tipo de operação em locais onde o ser humano não poderia ir. Possuem a vantagem de não precisarem estar conectados a um navio para realizar suas operações, mas já são limitados pelas suas baterias. Atualmente esses robôs completamente autônomos são capazes de fazer operações complexas em grandes profundidades, e suas baterias permitem que eles fiquem semanas ou até meses sozinhos coletando e enviando dados antes que o robô seja recolhido pela embarcação.

Uma área da robótica que apresenta imenso potencial, mas que ainda não teve grandes desenvolvimentos é a nanorobótica. A nanotecnologia consiste na construção de estruturas a nível microscópico sendo “desenhadas” átomo a átomo por processos específicos. Algum dia no futuro, robôs microscópicos capazes de circular na corrente sanguínea humana a procura de células infectadas por vírus ou com outro tipo de anomalia serão a realidade, e talvez mais próxima do que pensamos.

Todas essas partes da robótica foram temas explorados nas palestras realizadas durante a Automática 2010, a semana de Engenharia de Controle e Automação da Unicamp, realizada pela Mecatron e pelo Condeca.

Nenhum comentário: